quarta-feira, 13 de maio de 2015

Uma questão de foco

Uma questão de foco

Uma das coisas que mais aborrece a minha esposa é quando estou vendo televisão e ao passar algo que me interessa, fico tão concentrado no que está passando, que ela às vezes conversa comigo e eu não escuto nada do que ela me fala. Depois quando vem o intervalo comercial, eu a pergunto o que ela me disse. E ela frustrada, pacientemente me conta tudo de novo o que acabara de falar comigo. Mas fica aquela sensação de que naquele momento o programa da televisão estava tendo mais valor do que ela e o que ela estava me dizendo. E infelizmente estava eu tenho que confessar que estava. Quando isto acontece tenho que reconhecer o meu erro e lhe pedir perdão. 
Muitas vezes um programa de televisão que nos interessa chama tanto a nossa atenção, que o mundo pode desabar em nossa cabeça que nem perceberemos. Já pensou se isto acontecesse conosco na vida espiritual? Se nós ficássemos tão ocupados com o Senhor Jesus Cristo e Sua Obra, de maneira que nada e nem ninguém deste mundo pudesse desviar a nossa atenção do nosso objetivo de servi-lo? 
Em Efésios 2.4-6 a palavra de Deus nos diz: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus”. 
Deus, na sua infinita misericórdia fez um verdadeiro milagre em nossas vidas. Pelo seu infinito amor que Ele nos amou, mesmo estando mortos em nossos delitos e pecadosnos vivificou em Cristo Jesus, salvando-nos da condenação do pecado. Estávamos mortos espiritualmente falando, sendo cadáveres ambulantes. Tínhamos vida física, mas estávamos separados da presença de Deus. Agora pelo Senhor Jesus Cristo fomos ressuscitados com Ele. No momento em que cremos pelo mesmo poder que Cristo foi levantado da sepultura, fomos tirados desta condição terrível, de condenação e desespero. Além disso, Cristo nos assentou com Ele nas regiões celestiais. Em outras palavras, Ele que veio a este mundo de dor e sofrimento, tomou a forma humana, como homem padeceu terrivelmente o nosso castigo na cruz do Calvário. Ressuscitou e foi exaltado nas alturas, à destra do Pai, de onde intercede por cada um dos que O receberam como Senhor e Salvador. Nós que cremos em Cristo estamos assentados com Ele nas regiões celestiais. Isto quer dizer que vivemos neste mundo, mas nosso lugar não aqui, esta aqui não é nossa casa. Somos peregrinos aqui. A nossa Pátria está nos céus (Fp 3. 20). 
Então, uma vez que nossa casa não é aqui, é nosso dever focalizar a nossa atenção nós céus, como nos ensina Colossenses 3.1-3“Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus”. 
Se fizermos isto, não teremos tempo para olhar o mundo, ou dar lugar aos desejos nefastos de nossa carne. Nem ficaremos intimidados diante dos ataques infernais do inimigo de nossas almas. 
Eu sempre gosto de pensar em Estevão, quando medito neste deste assunto (At 7:54-60). No momento mais difícil da sua vida, prestes a morrer de uma maneira brutal, ele olha para os céus, vê a glória de Deus e o Senhor Jesus Cristo em pé à sua direita. Note:
  1. Ele não olhou para falsa acusação que fizeram contra ele, (At 6.11).
  2. Ele não olhou para o ódio e o furor que os seus acusadores tinham contra ele, (At 7.54).
  3. Ele não olhou para a tentativa dos adversários de abafar a sua voz (v. 57a).
  4. Ele não olhou para o desprezo demonstrado quando os seus inimigos taparam os ouvidos (v. 57b).
  5. Ele não olhou para o complô que fizeram contra ele levantando-se unânimes (v.57c). 
  6. Ele não olhou para o fato de eles o expulsarem da cidade como se fosse um bandido (v. 58a).
  7. Ele não olhou para as pedras que atiraram nele (v. 59).
Se fôssemos considerar cada um destes pontos que ressaltamos na morte de Estevão, escreveríamos varias páginas, pois poderíamos aplicar varias lições espirituais aqui. O que mais me impressiona é que diante de tamanha maldade que fizeram com ele, em oração ele intercedeu por seus algozes pedindo ao Senhor que não lhe imputasse o pecado de sua morte (At 7.60). Que testemunho diante de tamanha provação! E por quê? Por que a sua visão estava nas coisas que são de cima. Na sua posição que Cristo lha havia colocado, na Pátria Celestial, na pessoa e obra de Cristo, não nas circunstâncias ao seu redor.
Estevão agiu dessa forma por que estava cheio do Espírito Santo (At 7: 54a). Eis o motivo porque muitas vezes não agirmos como Estevão nas horas das provações em nossas vidas: porque não estamos cheios do Espírito Santo. Estamos cheios de preocupações, de interesses materiais, do que vamos comer, beber e vestir. Mas não estamos procurando enchermo-nos do Espírito Santo através de uma vida de oração, de estudo e prática dos ensinos da Palavra de Deus.
Uma coisa é certa, se concentrarmos toda a nossa atenção nas coisas dessa vida, nos nossos interesses materiais e passageiros, automaticamente ficaremos desatentos à vontade de Deus. Na hora de o honrarmos, passaremos vergonha e agiremos fora da sua vontade.
Se nós ficamos aborrecidos quando uma pessoa dá mais valor ao programa de televisão do que nós e aquilo que falamos com ela, imagine o nosso Deus, para quem deveríamos honrar e prestigiar com toda a nossa atenção, devoção e amor. Quantas vezes Ele vê a sua vontade trocada, por coisas passageiras da vida. Pensemos nisto irmãos e irmãs, onde está concentrada a nossa atenção, o nosso foco, o nosso objetivo. No Senhor, na Sua Obra que Ele fez, faz e ainda continua fazendo por nós ou nas coisas passageiras dessa vida?
Que o foco de todo o nosso amor, de toda a nossa vontade, de todo o nosso ser, possa ser a Pessoa e Obra de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário