sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O Meio Pelo Qual Deus Nos Santifica.

Santifica-os na verdade: a tua palavra é a verdade.
João 17. 17.

O assunto da santificação cristã, é um assunto complexo, e profundo que não poderemos analisar todas as suas facetas nestas considerações. Porém nosso desejo é somente dar uma pincelada sobre o principal meio usado por Deus neste processo de glorificação do homem.
A palavra santificar significa estar separado para Deus para um propósito especifico. No Velho Testamento tanto objetos, como animais, e seres humanos foram santificados para Deus.  Ou seja, separados para Ele realizar os seus propósitos. Fosse na simbologia dos itens do Tabernáculo, fosse nos sacrifícios que ali era realizados, fosse no ministério tanto sacerdotal, como profético ou administrativo da nação de Israel vemos Deus separando pessoas, objetos, e até animais para os seus propósito.
A santificação tem três aspectos distintos que precisamos mencionar.
I. Santificação passada, ou posicional,  1ª Cor 1. 2, 30: Ef 1. 1.
Em cada um dos textos citados acima podemos observar as palavras santificados, e santos. Isto não indicava que os membros da igreja de Corinto ou de Éfeso tinham alcançando uma perfeição tal que não mais pecavam. Alias basta dar uma simples lida em 1ª Coríntios que perceberemos as falhas gritantes daqueles irmãos do primeiro século.
Mas, o Espírito Santo dirigindo o apostolo Paulo ao escrever estas cartas, esta se referindo a posição do cristão renascido. Posição esta que lhe foi conferida no momento da sua conversão. Ou seja, cada verdadeiro crente no Senhor Jesus Cristo foi santificado pelo sacrifício vicário realizado em seu favor na cruz do Calvário. Cada um de nós, embora estando ainda em um corpo mortal, e sujeito a pecar, fomos colocados diante de Deus como santos (separados) por meio da Sua graça manifestada na Obra Redentora do Senhor Jesus. Por causa do sacrifício de Cristo, Deus nos vê numa posição elevada, Ele nos vê em Cristo Jesus. Essa posição foi Ele mesmo que nos concedeu no momento em que cremos no Seu Evangelho, Na Sua Palavra de Salvação.
II. Santificação presente, ou processual, 1ªTess 4. 3-4: 1ªPed 1. 14-16.
Esse aspecto da santificação, não deve ser entendido como o complemento da outra. Pois assim como posicionalmente é impossível o ser humano se colocar como santo diante de Deus. Pois isto só lhe é conferido mediante a graça de Deus, também o aspecto presente da santificação e impossível o ser humano, sem a ajuda do alto, conseguir colocar em pratica. Deus, em sua graça forneceu no Seu plano de redenção, os meios pelos quais cada cristão, possa viver uma vida de piedade e santidade. Ele nos deu o Espírito Santo (Ef 1. 13-14), Ele nos tem dado a Sua Palavra (2ªTm 3. 16-17), Ele nos tem concedido o privilegio de em Nome do Senhor Jesus nos dirigirmos a Ele em oração. Este aspecto da santificação é o resultado efetivo da primeira. Uma pessoa que foi separada por Deus na conversão, também viverá em seu dia, a dia esta separação do mundo, e das suas praticas pecaminosas de outrora.
III. A santificação futura ou gloriosa, 1ªCor 15. 50-54:1ªTess 4. 13-18.
Este aspecto da santificação é a maior esperança do crente. Pois é a promessa da Palavra de Deus, de que um dia este nosso corpo será transformado, e não teremos mais a presença do pecado nele. Nós que mesmo dispondo de toda providencia de Deus para vivermos uma vida agradável a Ele, constantemente nos deparamos com o fracasso, devido a nossa velha natureza ainda estar presente em nossos corpos.  Portanto o verdadeiro cristão tem esta esperança, que pela Palavra de Deus, nossos corpos serão transformados em corpos gloriosos, corpos sem a presença da velha natureza pecaminosa neles.
Agora observe que na oração feita pelo Senhor Jesus Cristo. Ele ao rogar pelos seus discípulos que estava com Ele ali, e por cada um de nós (veja João 17. 20). Ele roga que cada um de nós, tanto individualmente como coletivamente fossemos santificados pela Sua Palavra. Claro que a idéia aqui está relacionada mais ao sentido pratico da santificação. Mas, à Palavra de Deus, como já vimos, acompanha todo o processo de santificação. Tanto na conversão, quando no dia a dia, como por ocasião do arrebatamento, a Palavra de Deus foi, é ,e será o meio pelo qual Ele nos separará para Si.
Então eu fico me perguntando. Porque as pessoas que se dizem cristãs ficam buscando uma suposta “santificação” fora da Palavra de Deus? Porque muitos tem buscados se “santificarem” por sacrifícios, por “revelações” extra bíblicas, por “visões” sobrenaturais, por “manifestações miraculosas”?
Porque filosofias teológicas são tão valorizadas por muitos seguimentos religiosos?
Pentencostais acham que são mais santos, por que curam, falam línguas, e profetizam.
Neopentecostais julgam-se os reis da cocada preta, pois, são “prósperos”, e suas “mega igrejas” são inumeráveis.
Calvinistas, são os “diferenciados”, são os especiais, pois seguem a doutrina de Calvino.
Arminianistas são os que “vivem” hoje salvos pela graça, mas amanhã não pois podem “cair” da graça, mas eles esforçam para “continuar” na graça.
E por ai vai, poderíamos ficar aqui citando varias ideologias que tem surgido no meio da cristandade através dos séculos. Embora eu creia que haja cristãos genuínos em cada seguimento do cristianismo professo.  O Senhor Jesus Cristo não rogou ao Pai para que Este nos santificasse pelas ideologias teológicas, ou por meios de extravagâncias sobrenaturais, ou sacrifícios e cerimônias mortas.
 Mas foi pela Sua Palavra, é PELA PALAVRA DE DEUS QUE SOMOS SANTIFICADOS.
Eu e você como redimidos por Cristo, não devemos preocupar com seguimentos religiosos, mas sim com aquilo que a Palavra de Deus, as Escrituras Sagradas nos ensina. Pois é através dela que Deus ira nos santificar, ou seja, nos separar para Ele.
Que a Palavra de Deus, seja, o meio pelo qual nossa vida diária seja santificada para a honra e a Gloria do Nome do Único e Verdadeiro Deus Eterno, Senhor dos senhores, e Rei dos reis. Amém!


 Jesué da Silva Andrade.

Um comentário: